fbpx
Certificado Digital na Nuvem
16181
post-template-default,single,single-post,postid-16181,single-format-standard,theme-bridge,bridge-core-3.0.1,woocommerce-no-js,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.5.3,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,columns-4,qode-theme-ver-28.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_bottom,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.7.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-69
 

Certificado Digital na Nuvem

qode interactive strata

Certificado Digital na Nuvem

Como surgiu Certificado Digital na nuvem
Em qualquer lugar, sem mídias de armazenamento ou instalação de drivers? O conceito Cloud Computing – ou, se você preferir, a computação na nuvem – já é uma realidade mais do que consolidada em nosso dia a dia. Às vezes nem nos damos conta, mas a verdade é que já adotamos esta tecnologia para armazenar fotos, vídeos, documentos e muitos outros tipos de mídia de maneira segura e prática.

Isso vale, principalmente, para serviços de armazenamento de dados, como o Google Drive, o iCloud e o Amazon Drive (antigo Cloud Drive), onde podemos guardar uma infinidade de arquivos.

No entanto, a aplicação desta tecnologia apresenta outras utilidades práticas que prometem facilitar, ainda mais, a nossa rotina. Uma (e importante) delas é o Certificado Digital, que já pode ser armazenado na nuvem.

O remoteID, primeiro Certificado desta modalidade do mercado, facilita e agiliza processos realizados, principalmente, por pessoas jurídicas e dentro de empresas. Mas, para entender melhor, separamos algumas curiosidades dessa nova forma de armazenar a sua identidade digital. Vamos conferir?

Certificado Digital na Nuvem, o que é?
Como o próprio nome já diz, trata-se do Certificado Digital que você já conhece – e que, geralmente, é arquivado em computador, celular, cartão inteligente e token –, só que armazenado na nuvem da Certisign.

Esta tecnologia permite que ele possa ser acessado de qualquer dispositivo e lugar do mundo, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Sendo assim, o maior benefício que esta modalidade apresenta é, justamente, a mobilidade, pois basta estar conectado à internet para acessá-lo. Com isso, você pode, por exemplo, assinar documentos com validade jurídica ou, até mesmo, cumprir com as entregas fiscais da sua empresa por meio de qualquer computador ou dispositivo móvel.

13 características do Certificado Digital na nuvem
1- Validade
O RemoteID é do tipo A3 e tem validade de 1 a 5 anos – inclusive, ele é o único Certificado Digital que pode ter uma validade de 60 meses. O processo de validação costuma ser bem rápido e a Certisign conta com mais de 1.800 locais de atendimento em todo o país (o que faz com que o titular não tenha que fazer grandes deslocamentos para isso), mas esta é, sem dúvidas, uma facilidade para quem tem uma agenda mais apertada.

2- Armazenamento do Certificado Digital
Como já dito de brevemente, outra grande vantagem do Certificado Digital na nuvem é a dispensa de dispositivos físicos,como token, cartões criptográficos ou pastas do computador que, eventualmente, podem apresentar problemas de compatibilidade com navegadores, sistemas operacionais, drives de instalação ou até mesmo a formatação.

3- Mobilidade
Quem está sempre em trânsito, viajando ou trabalhando em diferentes unidades de uma mesma empresa não precisará ficar carregando consigo a mídia, computador ou tablet no qual o Certificado está armazenado.

Inclusive, o RemoteID pode ser instalado em múltiplos dispositivos simultaneamente, então, com uma conexão de internet, você pode acessá-lo de qualquer lugar do mundo, em qualquer dia e horário.

Se for viajar, a lazer ou a trabalho, ou estiver na correria do dia a dia, se preocupar com o local onde você guardou o seu Certificado Digital não será mais um problema ou, até mesmo, algo que lhe fará atrasar para compromissos importantes.

4- A utilização do Certificado Digital na nuvem é segura?
Sem dúvidas. Assim como o Certificado Digital físico, as transações ocorridas na nuvem também estão criptografadas por amplas camadas de segurança, garantindo a máxima proteção. Além disso, o remoteID conta com duas senhas de verificação, conforme verá a seguir.

5- Senha
Para garantir máxima segurança ao titular do Certificado Digital na nuvem, o remoteID conta com dupla autenticação. Além da senha PIN, a qual é cadastrada diretamente na plataforma [do remoteID], o acesso ao Certificado é controlado também por um código de tokenização – chamada senha PUK –, assim como ocorre nos aplicativos de banco.

6 – E se eu perder meu celular?
Sem problemas! Conforme já explicado, o remoteID pode ser acessado de qualquer computador, smartphone ou tablet, então caso perca o seu celular ou qualquer um dos gadgets que use para acessar o seu Certificado, você pode acessá-lo por meio de outro dispositivo.

Além disso, para utilizar o remoteID são solicitadas duas senhas, o que torna quase impossível que terceiros consigam utilizá-lo. Mas, fique atento(a): a segurança também depende de você.

Não compartilhe sua(s) senha(s) com ninguém e não anote-a(s) em locais que possam ser vistos por outras pessoas, como post-its e/ou bloco de notas do smartphone ou tablet.
Crie uma senha que seja fácil para você memorizar, mas difícil de ser adivinhada por alguém.

7- Compatibilidade
Com o RemoteID você não precisa se preocupar com a compatibilidade entre o Certificado Digital e o sistema operacional do computador, tablet ou smartphone utilizado no momento do acesso à identidade digital.

O Certificado Digital na nuvem da Certisign pode ser utilizado nos principais sistemas, inclusive no Mac OS. Vale lembrar que não há a necessidade de instalação de drivers.

8- Ciclo de vida
Outro diferencial do Certificado Digital na nuvem é a possibilidade de gerenciamento do ciclo de vida da ferramenta. Ou seja: é possível saber quando e em que aplicação o dispositivo está sendo utilizado.

9- Aplicações
O RemoteID pode ser usado em mais de duas mil aplicações, assim como os demais Certificados Digitais. Com ele é possível cumprir com entregas fiscais, obter a declaração do Imposto de Renda pré-preenchida, acessar o e-CAC, participar de leilões da Receita Federal, abrir e fechar empresas de forma totalmente online por meio das Juntas Digitais, peticionar eletronicamente (no caso de advogados) e muito mais. Inclusive, com ele você pode assinar documentos com validade jurídica, sem papel e sem caneta.

10– Como o Certificado Digital na nuvem pode ser usado no meio corporativo?
Como já mencionado, o RemoteID pode ser utilizado para as mesmas finalidades do Certificado armazenado em mídias físicas. Entretanto, para ilustrar de maneira mais clara o diferencial desta tecnologia dentro das companhias, podemos citar o exemplo dos hospitais.

O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) integrado com Certificação Digital na nuvem garante uma melhor experiência do corpo clínico com a tecnologia, uma vez que promove mobilidade, além de outras vantagens, como grande economia e armazenamento e gerenciamento dos Certificados in cloud e, portanto, sem a necessidade de investir em hardwares. Além disso, os profissionais que transitam entre diferentes unidades ou alas não precisam se preocupar em carregar consigo o Certificado Digital.

A assinatura digital na área da saúde tem o respaldo do Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da normativa 1821/2007, que garante validade jurídica nas assinaturas dos profissionais de saúde em qualquer etapa do tratamento junto ao paciente, desde diagnósticos médicos, anamnese, receituário, aplicação de medicamentos, dentre outros tratamentos de saúde.

11 – Quais são os outros benefícios em ter um Certificado Digital na nuvem?
Além da mobilidade e segurança, o Certificado Digital na nuvem:

facilita o cadastro e a autenticação em sites,
reduz os investimentos à coibição de fraudes e gerenciamento de senhas,
permite a ampliação de serviços digitais,
diminui os custos operacionais;
é sustentável, já que elimina o uso de papel por permitir que os processos sejam realizados no meio eletrônico com validade jurídica.
12 – Por que a Certisign?
Além de ser a pioneira em Certificação Digital e maior do mercado latino americano, a Certisign foi a primeira Autoridade Certificadora privada credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) como Prestadora de Serviço e Confiança (PSC), o que a tornou a pioneira, também, na emissão e comercialização de Certificados Digitais neste formato.

Com a Certisign, também, é possível ter acesso a diversos benefícios exclusivos, como o Clube de Vantagens, uma vitrine de descontos exclusivos nos maiores e-commerces do Brasil e serviços dos mais diferentes segmentos. Dentre as empresas parceiras, estão: Magazine Luiza, Fast Shop, Cinemark, Canon, Netshoes, Sony, LG, Lenovo, Zattini, Centauro, CNA, Anna Pegova, Vita Derm e muito mais!

Outra vantagem de se tornar cliente da maior Autoridade Certificadora da América Latina é poder participar de promoções de cair o queixo. Para ter-se uma ideia, a Certisign já levou seus clientes para a Copa do Mundo de Futebol na Rússia e para o Cruzeiro Emoções em Alto Mar com Roberto Carlos.

13 – Como faço para adquirir o RemoteID?
Assim como adquirir os outros Certificados Digitais da Certisign, garantir o seu remoteID é bem simples. Basta acessar www.certisign.com.br e, escolher o tipo de Certificado que deseja comprar – e-CNPJ, de Pessoa Jurídica, ou e-CPF, de Pessoa Física. Feito isso, você deve selecionar a validade que deseja para seu remoteID e efetuar a compra.

O passo seguinte será a validação do Certificado – uma etapa mais do que importante, uma vez que é neste momento em que seus dados serão confrontados e cadastrados para que, finalmente, sua identidade digital seja validada. Para isso, você deverá levar alguns documentos comprobatórios, os quais serão solicitados após a confirmação da compra do Certificado. Ou seja, fique tranquilo (a), pois saberá exatamente o que levar.

Engana-se quem pensa que este processo é vagaroso. Tudo isso é concluído dentro de poucos dias; até porque a Certisign conta com mais de 1.800 locais de atendimento espalhados pelos 26 estados do Brasil, Distrito Federal e, até mesmo, em terras internacionais. Atualmente, é possível validar o Certificado nos Estados Unidos, Itália, Portugal e Israel.

No Comments

Post A Comment

WeCreativez WhatsApp Support
Nosso suporte está aqui para responder o que precisar. Segunda à sexta das 8h às 17h45
👋 Olá, como posso ajudar?